Esta publicação retrata a opinião do autor e não representa, necessariamente, o posicionamento do Sem Travas na Língua
Em meio a uma grande polarização político-ideológica no Brasil, vemos que a esquerda vem criticando fortemente tudo que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, faz, ou fala. Muitas críticas podem ser pertinentes, mas não entremos nesse mérito agora, pois o que se deseja salientar é o quanto dessas críticas são seletivas e parecem ocorrer apenas por Bolsonaro estar envolvido na situação que é alvo de críticas.
Com certeza estamos todos acostumados a ouvir e ler frases como "fique em casa" e outras contra aglomerações, e, para quem pode cumprir tais recomendações, realmente é algo a ser seriamente considerado e benéfico a população como um todo. Mas o que ficou marcado nesse sábado, dia 19 de junho, é o quanto isso só serve para atacar o Presidente brasileiro e seus apoiadores.
Aqui não está sendo demonstrado nenhum apoio à Bolsonaro, mas apenas demonstrada a hipocrisia e incoerência da esquerda brasileira. Quando Bolsonaro, ou apoiadores, promovem de qualquer forma, direta, ou indiretamente, junção de pessoas, são horas de jornais e veículos de comunicação de viés esquerdista (a maioria em nosso país) "descendo a lenha" no Presidente do país, mas ao informar sobre os protestos ocorridos ontem (19/06), a manifestação é exaltada, e no tocante as precauções quanto a pandemia, o máximo que se comenta é que estão todos de máscara.
"Faça distanciamento social." - "Fique em casa." - "Não aglomere."- O descumprimento dessas precauções só gera críticas quando é para reprovar quem "somos contra"?
O que ocorre é uma tremenda desonestidade intelectual da elite pensante da esquerda, pois a questão nunca foi a pandemia, a Covid-19 foi até uma "benção" para esquerda (perdão por escrever uma barbaridade dessas, mas é verdade), já que quem tem que lidar com a crise é um governo de direita. Oportunistas, eles veem na tragédia uma chance de estremecer a opinião pública quanto ao governo. Não faltam manchetes responsabilizando quase que diretamente Bolsonaro pela terrível marca de 500 mil mortes por Covid-19 no país, e numa mesma edição de jornal conseguem ver com bons olhos toda a aglomeração das manifestações contra o Presidente.
Fica nítido que o pavor da pandemia é uma idéia a ser vendida ao "povão", para que odeiem o Presidente "genocida", já a elite política da esquerda foca em outra coisa, voltar ao poder. Discurso de lockdown total, para derrubar a economia salvar vidas. "Fique em casa" - salientam, só que fica faltando eles complementarem - "a não ser que seja para protestar contra o governo, daí pode".
Lembram-se das duras críticas que Bolsonaro sofreu por conta da manifestação de motociclistas?
É possível presumir com clareza que na manifestação dos motociclistas há muito mais distanciamento social (o recomendado é o mínimo de 2 metros) do que nas manifestações de sábado (19/06). Nesta última, muitas pessoas estão literalmente encostadas umas nas outras. Agora tente adivinhar qual teve repercussão negativa na mídia jornalística e qual foi avaliada de forma positiva por maior parte da imprensa nacional?
A polarização "política" em nosso país tem provocado uma dissonância cognitiva em grande parte da população. Há quem procure outros meios, sem ver necessidade de ter de se enquadrar nesse ou naquele lado, é o caso desse que vos escreve. Infelizmente, de ambos os lados é visto uma necessidade de enquadrar quem discorda de alguma idéia, ou assume não ser do "tal lado", no "outro lado" (porém do lado esquerdo noto que parecem gostar um pouco mais de rotular - vide caso da atriz Juliana Paz, por exemplo). Parecem não perceber que eu posso comer os chocolates que mais gosto em uma caixa de bombons da Lacta, sem necessidade de ter que comer todos, e ainda assim, isso não me impede de também comer os que acho mais saborosos da caixa de bombons da Nestlé.
Gostaria de esclarecer que não sou apoiador de Bolsonaro, inclusive desaprovo muitas atitudes dele, no entanto os movimentos da esquerda em nosso país e em vários locais do mundo vem me causando preocupação. Tenho uma certa revolta a perceber como a esquerda manipula situações e pessoas, usando causas boas e justas para fins espúrios, com um objetivo final bem definido, chegar ao poder. É dessa forma que questões raciais, de gênero e agora a pandemia de Covid-19 têm sido usadas para manipular a opinião pública. Quem tem olhos para ver, veja!
Foto de capa: Bruno Santos/Folhapress
Jeferson Santos | 20/06/2021 10:51