Em sua escalada de autoritarismo, ministro do STF Alexandre de Moraes, ordena retenção de norte-americano hoje, 07 de setembro, no aeroporto de Brasília.
Se tratava de Jason Miller e sua comitiva, que participavam da Conferência da Ação Política Conservadora (Cpac).
Jason Miller era assessor do ex-presidente americano, Donald Trump, e após reuniões com Bolsonaro em dias anteriores e participação na CPAC, iria retornar ao seu país natal hoje (07/09), em voo particular, mas foi detido por ordem do ministro Alexandre de Moraes.
Os americanos ficaram presos no aeroporto por cerca de 3 horas, sob pretexto de terem que responder a inquérito, porém, acionados os advogados da embaixada americana no Brasil, aconselharam os Miller e demais estrangeiros a não responderem nada, visto que a ordem era ilegal e os advogados se quer tiveram acesso aos autos do processo. Como poderiam as pessoas responder a inquérito sem que se saiba sobre o que é inquerido?
A Policia Federal, percebendo a ilegalidade da ação, liberou os norte-americanos para seguirem para seu país sem responder a nenhum inquérito.
Isso lembra os inquéritos que desmonetizaram canais e quebraram sigilos, onde pessoas eram acusadas de propagação de Fake News, mas não era mostrado onde estavam essas Fake News das quais as pessoas eram acusadas (e condenadas).
O ocorrido gerou até estranheza na embaixada americana, que em um primeiro momento pensou se tratar até de uma brincadeira de mau-gosto, visto a ilegalidade do ato, mas tão logo perceberam ser verídica a situação, encaminharam os advogados.
Essa situação constrangedora já está rendendo repercussão internacional, onde órgão de imprensa, associações politicas e até parlamentares americanos já estão a par do ocorrido com seu cidadão e prometem manifestar-se quanto ao incidente.
A lado bom disso é que agora não são só brasileiros percebendo os desmandos e ilegalidades dos ministros do STF, mas fora do Brasil isso começa a ser notado. O lado ruim é que, se até pessoas importantes no meio político, com transito entre o presidente e outras autoridades, tem sua liberdade prejudicada de forma ilegal, por ordens que Alexandre de Moraes dá sem qualquer constrangimento, o que resta aos cidadãos comuns?
Jeferson Santos | 07/09/2021 21:34
10/03/2022 | 5615
27/06/2021 | 2035
16/06/2021 | 2023
20/06/2021 | 1972
13/06/2021 | 1958
07/06/2021 | 1854