Por uma decisão judicial ter prioridade sobre o regulamento de competições, o Flamengo estava livre de tomar punições por jogar com torcida contra o Grêmio, porém a liminar do STJD que permitia ao Flamengo jogar com torcida foi revogada. E agora, o Flamengo corre riscos de punição por descumprir o regulamento da Copa do Brasil?
Entenda:
A hipótese de uma punição ao Flamengo na Copa do Brasil foi levantada por descumprimento ao regulamento da CBF. Segundo o “Protocolo de recomendações para retorno do público aos estádios” elaborado pela confederação para suas competições, se um clube tem autorização dos órgãos públicos para ter torcida no estádio e o outro não, ambos os jogos devem ser sem torcida.
Diz o documento: “em partidas ida e volta (mata-mata), no caso de um dos clubes envolvidos não ter autorização pelo órgão sanitário local para receber público no estádio, ambas as partidas não terão público. Exemplo: Clube A da UF 1 tem permissão pela autoridade sanitária local para receber público máximo de 20% do estádio, enquanto Clube B da UF 2 não tem permissão pela autoridade sanitária local para receber público (0% do estádio). No caso de confronto entre as equipes em formato eliminatório ida e volta, nem Clube A nem Clube B poderão receber público nos seus respectivos estádios”.
No entanto, de acordo com a própria CBF, enquanto a liminar do STJD estiver em vigor, a confederação nada pode fazer contra o Flamengo, já que a decisão judicial se sobrepõe ao regulamento. E também porque o quesito “público nos estádios” é uma questão administrativa e não esportiva.
O Flamengo só poderá ser punido pela CBF caso a liminar dada ao clube seja cassada pelo presidente do STJD, Otávio Noronha — que foi quem concedeu o direito ao rubro-negro —, e ainda assim o Flamengo permita torcida no estádio. Neste caso, o clube não estaria mais respaldado pela Justiça e, aí sim, estaria descumprindo o regulamento.
Então, ao que parece, a nação rubro-negra pode ficar tranquila, pois esse descumprimento de regulamento não deve gerar maiores transtornos.
Quanto ao Grêmio, o time já estava virtualmente eliminado da Copa do Brasil devido ao resultado do primeiro jogo, ter ou não ter torcida seria praticamente irrelevante para o Grêmio, que visava mais usar esse jogo para testes com alguns atletas da base, do que tentar buscar a diferença de placar. O que o clube gaúcho reclama é da falta de equidade, alegando que o Flamengo parece poder fazer o que quiser e fica impune.
O Flamengo segue forte na Copa do Brasil e demais competições, já o Grêmio fica livre para focar unicamente em fugir do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Redação Sem Travas Na Língua | 17/09/2021 01:02
10/03/2022 | 5615
27/06/2021 | 2035
16/06/2021 | 2023
20/06/2021 | 1972
13/06/2021 | 1958
07/06/2021 | 1854